Vereadores solicitam melhorias na ERS 431, KM 19

por Juliana Scaravonatti publicado 11/05/2018 11h50, última modificação 11/05/2018 11h58

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, dia 02 de maio, os vereadores elaboraram um ofício para o Daer, solicitando melhorias no asfalto junto a Linha Colussi, acesso a Monte Belo do Sul, ERS 431, KM 19. O mesmo foi protocolado junto ao Daer no dia 03 de maio, em audiência realizada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, Onecimo Pauleti e o Diretor Geral Rogério Uberti, dando abertura ao processo administrativo eletrônico nº 18/0435-0017995-8.
O trecho é de uso intenso pelos veículos dos municípios da região, que se ressentem da conclusão das intervenções na referida rodovia. Trata-se da continuidade de melhorias realizadas na mesma, recentemente.
A Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, por inúmeras vezes ouviu o pedido dos moradores e pessoas que transitam pelo local, na busca de uma solução para o trevo de acesso na ERS 431, KM 19, uma vez que ele se encontra em más condições tanto de trafegabilidade, quanto de visibilidade e sinalização.
As intervenções no pavimento e na sinalização da rodovia integram o Programa Restauro, executado pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), porém depois de concluídas as obras das cabeceiras da ponte sobre o Rio das Antas, o trevo de acesso ao nosso Município não foi concluído, encontrando-se com pendências e gerando problemas de trafegabilidade no local. A conclusão se faz necessária para que a população transite com conforto e, principalmente, com segurança.
“Sugerimos um estudo para elaboração de um novo trevo de acesso, no sentido Município de Bento Gonçalves a Santa Bárbara (passando pela Linha Colussi) e vice-versa, para que seja possível acessar a estrada que liga ao município de Monte Belo do Sul sem avançar na pista contrária” explica Onecimo Pauleti.
As obras na ERS-431 fazem parte do lote 13 do Programa Restauro, que contempla, ainda, 6,8 quilômetros já recuperados da VRS-813 (Farroupilha - Desvio Blauth) e 3,8 quilômetros da ERS-448 (Vila São Marcos – Farroupilha), onde os trabalhos estão em fase inicial. O investimento total nos 30 quilômetros é de R$ 12 milhões, financiados pelo Banco Mundial (Bird).