Vereadores reunidos com RGE

por Juliana Scaravonatti publicado 21/05/2019 15h10, última modificação 21/05/2019 15h11

Atendendo um chamamento da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, na terça-feira, 7 de maio, a Consultora de Negócios da Rio Grande Energia - RGE, Polyanna Souza da Cunha, prestou esclarecimentos sobre as recorrentes faltas de energia elétrica, bem como respondeu questionamentos dos vereadores.
De acordo com a consultora, desde janeiro a RGE opera em conjunto com a RGE Sul que é outra empresa do grupo no estado. Ela explica que atualmente a abrangência da distribuidora atende cerca de três milhões de consumidores, distribuídos em 381 municípios. “Para se ter uma ideia do tamanho da abrangência atual do nosso grupo, são 381 municípios e cerca de três milhões de consumidores aqui na nossa área de concessão. São 147 subestações próprias, aproximadamente 175.200 transformadores e mais de um milhão de postes, só para que se tenha uma ideia dos nossos números aqui no RS“.
Com relação a inserção da RGE no setor elétrico e como funciona o atendimento das ocorrências, a consultora explica que se divide de duas formas: “Existe a ocorrência com uma equipe leve que é aquele atendimento onde é possível fazer o restabelecimento da energia com as equipes de caminhonete, que é aquele serviço mais simples. Em outros casos, é preciso trocar um transformador, substituir um poste, levar equipamentos que não caberiam nesse veículo da equipe leve. Então é feito um primeiro atendimento, se faz a eliminação de risco e em seguida retorna para o centro de operações com a lista daquilo que é necessário e só então temos o atendimento final, com as equipes pesadas que são as terceirizadas e que nos dão o suporte aqui no município.”
No final do ano passado e neste ano de 2019 foi registrada uma grande incidência de temporais na região. Segundo Polyanna, nesses casos as equipes acabam enfrentando algumas dificuldades relativas, e em situações de contingência, que é a possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não, existem etapas que precisam ser cumpridas. “Sobre os temporais, ventos fortes e vegetação sobre a rede, muitas vezes as equipes encontram algumas dificuldades, dependendo do evento climático, como interrupção de estradas, chuva forte, quedas de barreira, mas mesmo assim precisamos chegar em todos os locais para restabelecer a energia o quanto antes. Em situações de contingência nós temos uma série de etapas que precisam ser cumpridas, sendo que a primeira delas diz respeito à situação de risco, clientes com equipamento vital, fornecimento de hospitais e postos de saúde. Depois disso, a gente parte para a chave que tem o maior número de consumidores“.
De acordo com Nilso Cavaleri, presidente da Câmara, a reunião pública teve o objetivo de esclarecer aos vereadores e à comunidade de Monte Belo sobre diversas demandas sobre energia elétrica.