Vereadores participam Polentaço

por Juliana Scaravonatti publicado 21/05/2019 16h59, última modificação 21/05/2019 16h59
Programação em Monte Belo do Sul teve distribuição de mais de 1.600 kg de polenta

No último final de semana, o Presidente da Câmara de Vereadores Nilso Cavaleri, acompanhado dos demais vereadores, esteve prestigiando 10º Polentaço. Com o maior público de sua história, Os dois dias de programação (as atividades ocorreram no sábado, 18, e domingo, 19) atraíram cerca de 7 mil visitantes à cidade. Mais de 1.600 kg de polenta foram distribuídos ao público – totalizando mais de quatro mil porções acompanhadas por molho. Quem acompanhou os tombos das polentas gigantes pôde saborear o prato tradicionalmente cozido em grandes proporções pelos imigrantes italianos desde a época da colonização – ritual perpetuado até hoje.
“Nosso município e seus empreendedores ganham muito com eventos que transmitam nossa essência e, ao mesmo tempo, celebram o produto gastronômico que é símbolo da nossa cultura, a polenta. A celebração é um orgulho imenso para nós, monte-belenses, pois, dessa forma, podemos reverenciar nossas tradições”, destaca Nilso Cavaleri.
Exposição de esculturas
Uma das mais inusitadas e criativas atrações do Polentaço é a exposição de esculturas feitas de polenta. Em 2019, a mostra aumentou o número de obras inscritas: foram 30 peças. As três melhores foram premiadas – além da categoria destaque, para aquelas feitas exclusivamente por polenta.
A “Cagliera D’Oro”, em alusão ao ouro de primeiro colocado, ficou com a comunidade Nossa Senhora de Caravaggio. A escultura teve como tema ‘La Casa dela Nonna’ e retratou um antigo casarão. Na segunda posição, ostentando a “Cagliera D’Argento”, figurou a obra da Comunidade de São Paulo, na Linha Fernandes Lima – com o tema ‘Nona Maria, a Parteira’. A “Cagliera di Bronzo” foi outorgada para a Comunidade São Pedro, que representou o Deus grego do Vinho, Dionísio, em homenagem ao Dia do Vinho Brasileiro. Já a “Cagliera Nera”, ou destaque, foi para o grupo Folclórico Vicentino, com uma obra autêntica retratando os chapéus alpinos utilizados pelos integrantes do coral, a ‘Taliani Vicentini in Brasile’.