Vereadores participam da Tecnovitis, feira que teve audiência pública sobre os desafios da cadeia produtiva da uva diante da concordância dos produtos importados

por Juliana Scaravonatti publicado 15/12/2023 15h50, última modificação 15/12/2023 15h50

O vereador Éder Ângelo Zaffari e o vereador Luciano Bombassaro, participaram da audiência pública sobre os desafios da cadeia produtiva da uva diante da concordância dos produtos importados, na sexta-feira feira, dia 08 de dezembro, que ocorreu durante a feira Tecnovitis, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves - RS. Na reunião foram debatidos os desafios da cadeia produtiva diante da concorrência dos produtos importados, especialmente os vinhos vindos da Argentina, Uruguai e Chile. Na pauta também foram discutidos soluções para o descaminho e contrabando de vinhos, que prejudicam o crescimento e competitividade do segmento no país.
O deputado federal Afonso Hamn, presidente da frente Parlamentar em defesa da Uva e do Vinho brasileiro, deputado estadual Elton Weber, presidente da frente Parlamentar Estadual da Fruticultura e Vitivinicultura e o deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da frente Parlamentar do Enoturismo, estão somando esforços juntos para apoiar o setor da viticultura importante para a economia da Serra Gaúcha, do Estado e de todo o país.
Também participou da feira, que teve a duração de três dias, de 06 a 08 dezembro, o vereador Ademir Ferro. As atividades da Tecnovitis encerraram na sexta-feira, um evento que reuniu as últimas novidades na área da tecnologia para a agricultura junto ao Complexo do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. O público final ultrapassou 6 mil visitantes com vendas diretas em mais de R$ 2 milhões, sem contar a perspectiva de negócios a se concretizar no próximo ano.
Para os vereadores que participaram da Tecnovitis, foi importante a participação dos agricultores e a comercialização dos produtos dos expositores para que os visitantes que passaram pela feira pudessem conferir de perto as tecnologias e ter mais conhecimento para aplicar na agricultura ou no seu negócio.