Vereadores de Monte Belo do Sul participam da reunião do Parlamento Regional na Câmara Municipal de Garibaldi

por Juliana Scaravonatti publicado 04/12/2022 08h48, última modificação 04/12/2022 08h48

Na tarde da sexta-feira, dia 25, a Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi foi sede da penúltima reunião deste ano de 2022 do encontro Parlamento Regional da Serra Gaúcha.
Representando a Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, estiveram presentes a Vereadora Ana Maria Somensi Bruschi (MDB) e o vereador Luciano Bombassaro (MDB). Já representando a Prefeitura a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social de Monte Belo do Sul, Viviane Ceriotti.
O presidente da Casa Legislativa Municipal de Garibaldi, José Bortolini (PDT) fez a abertura da reunião, seguida pelo prefeito municipal, Sérgio Chesini, que deram as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a reunião foi conduzida pelo presidente do Parlamento e vereador de Antônio Prado, Gelsomir Corassa.
A pauta da reunião foi sobre o GERCON – Novo Sistema de Gerenciamento de Consultas do Estado. O GERCON permite priorizar, através da informatização, as demandas por consultas especializadas mais graves e urgentes, e não apenas por simples ordem de entrada no sistema. Pelo GERCON, as unidades de saúde registram as solicitações a partir de um formulário padrão, classificando a prioridade de acordo com critérios pré-definidos de classificação de risco. O agendamento ocorre de acordo com a complexidade, a regionalização e o tempo que o paciente aguarda na fila de espera pela consulta especializada.
Na ocasião, muitas dúvidas e incertezas da população dos municípios da região, foram trazidas e apresentadas pelos seus representantes municipais.
Estiveram presentes na reunião do Parlamento Regional: Fabiane, representando o Setor de Regularização da Secretaria Estadual da Saúde, Solange Sonda, representando a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde da Serra Gaúcha, Clarisse Fátima Lagunaz, Secretária Municipal de Saúde, além de representantes dos municípios de: Antônio Prado, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Prata, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores.

Enconto
A próxima e última reunião do Parlamento Regional será realizada No município de de Guabiju, no dia 16 de dezembro, sexta-feira, a partir das 13h e 30 min na Ophicina Pub