Vereadores de Monte Belo do Sul participam da inauguração Proteção de nascente

por Juliana Scaravonatti publicado 19/10/2022 14h30, última modificação 19/10/2022 14h35
Água de qualidade será garantida para famílias de Monte Belo do Sul

O presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul, vereador Eder Angelo Zaffari, vereadora Nádia Elisabet Faccin Faé, vereador Lademir Moro e vereadora Marinez Berselli Zanchet estiveram presentem na inauguração da  Proteção de Nascente. O ato contou também com a presença do prefeito Adenir José Dallé, vice-prefeito Jorge Benvenutti, da gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, do gerente da Sicredi de Monte Belo do Sul, Anderson Giordani, e do gerente de agronegócio Douglas Cettolin, e também foi acompanhado por estudantes.
A nascente protegida através do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e Sicredi Serrana, e que abastece as famílias de Adair Ceconni e Cleber Brandalise, em Monte Belo do Sul.  A ação beneficia as famílias com o acesso a água de qualidade e em quantidade e a recuperação e preservação dos recursos naturais em áreas de preservação permanente (APPs), contribuindo assim para a sustentabilidade hídrica das propriedades e do ambiente como um todo.
A gerente da Emater/RS-Ascar destacou aimportância do ato para poder mostrar para a comunidade os benefícios da ação. “A preservação da água é uma responsabilidade de todos nós enquanto cidadãos, pois a água é um recurso natural importante para que a gente tenha a sustentabilidade das nossas comunidades”, ressaltou Sandra, lembrando que outro projeto em parceria com a Sicredi Pioneira vai beneficiar mais 11 municípios com essa mesma ação. Ela também agradeceu aos parceiros no projeto: Sicredi, Prefeitura e produtores.
“A união faz a força, é o que aconteceu e hoje estamos inaugurando a fonte”, acrescentou Cecconi.
O roteiro técnico de implantação do sistema de captação de água da nascente e restauração da APP foi detalhado pelo engenheiro agrônomo Neuri Frozza, extensionista da Emater/RS-Ascar, que esclareceu que essa intervenção possui amparo legal nas legislações vigentes, sendo considerada atividade de baixo impacto ambiental e proteção sanitária.
“Para nós, sustentabilidade hídrica é vida, água é vida, e prosperaremos juntos com nossascomunidades”, afirmou Cettolin, da Sicredi.
“Essa é uma das melhores inaugurações que eu vou ter a oportunidade de fazer dentro da minha gestão, porque é um projeto sustentável e que mostra para os estudantes presentes a importância da preservação da água, que é vida, é o sustento da nossa existência”, afirmou o prefeito Dallé.
O extensionista da Emater/RS-Ascar João Becker enfatizou que o objetivo não é apenas fazer essa e mais cinco proteções de nascentes nos próximos dois anos, como prevê o projeto. “Nós queremos fazer muitas outras, que isso sirva de irradiação para que outros produtores venham nos procurar para a gente orientar e fazer outras proteções além do projeto”, disse.
O projeto:
As ações do primeiro ano do projeto já foram concluídas com a construção de sistemas de captação de água e proteção de nascentes em propriedades rurais de 23 municípios das regiões de Caxias do Sul e Lajeado, abrangidos pela Sicredi Serrana. Nestas propriedades, que são Unidades de Referência, também foi feita a recuperação da vegetação nativa no entorno das nascentes.
No segundo ano do projeto, que está iniciando, serão construídos sistemas de captação de água e proteção de nascentes em mais três propriedades em cada município, totalizando 69. No terceiro ano, serão protegidas mais duas nascentes em cada município. Ao todo, nos três anos de execução do projeto, serão 138 nascentes protegidas.
Os materiais necessários para a implantação dos sistemas são custeados em 70% pela Sicredi Serrana, com contrapartida dos agricultores nos 30% restantes e na mão de obra.