Vereadores aprovam Plano Plurianual e Plano Municipal de Cultura

por Juliana Scaravonatti publicado 13/08/2017 15h07, última modificação 13/08/2017 15h07

Os vereadores da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul aprovaram na terça-feira, dia 1º de agosto o Plano Plurianual, para o período de 2018 a 2021, o projeto municipal de cultura e quatro indicações. O primeiro deles, o Projeto de Lei nº 044/2017, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre o Plano Plurianual foi aprovado por unanimidade de votos, em 1ª votação. Antes da votação, o contador da prefeitura Ernani Steilmann, fez uma explanação do PPA.

Segundo Ernani, a previsão é de que em quatro anos a prefeitura de Monte Belo do Sul arrecade 75 milhões de reais. Dentro das metas estão 4 milhões de reais para asfaltamento. Ele ainda alertou que o município deve perder recursos ao longo dos anos, em virtude da crise econômica e também pelo Fundeb, devido a quantidade de alunos da rede de ensino.

O segundo Projeto de Lei aprovado pelos vereadores de nº 45/2017, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre o sistema de cultura do município de Monte Belo do Sul. A proposta recebeu parecer favorável por unanimidade de votos em 1ª votação. A matéria regula o Sistema Municipal de Cultura, que integra o Sistema Nacional de Cultura, criado pelo Ministério da Cultura. Na sessão esteve presente o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni, que explicou sobre o Plano Municipal de Cultura.

Segundo Alvaro o projeto é trabalhoso e ousado, com várias ações de curto, médio e longo prazo, que visam valorizar os aspectos históricos, culturais, religiosos, arquitetônicos, com realização de eventos que atraiam o turista.  Ambos os projetos irão a votação final na próxima sessão ordinária, que ocorre no dia 15 de agosto, terça-feira, às 19 horas.

Pedidos de indicações

Quatro pedidos de indicações foram aprovados, todos por unanimidade de votos. O pedido de indicação de autoria do Vereador Onecimo Pauleti que solicita ao Executivo Municipal disponibilização de sinal internet sem fio (wife) na praça Padre José Ferlin e Piazza Schiavon. O pedido de indicação de autoria do Vereador Silvio Cesca solicita ao Executivo que conclua os trabalhos já iniciados de terraplanagem da ampliação no terreno do cemitério da Comunidade de Santa Bárbara. Também de autoria do Vereador Silvio Cesca o pedido de indicação que solicita reformas no capitel Santo Antônio localizado na Comunidade de Santa Bárbara. E por último, também de autoria do Vereador Silvio Cesca o pedido de indicação que solicita reparos no calçamento na Comunidade Nossa Senhora da saúde, no trevo de acesso a Comunidade de Santa Bárbara ao município de Santa Tereza