Vereador prestigia 60 anos da FETAG em Bento Gonçalves

por Juliana Scaravonatti publicado 04/08/2023 08h10, última modificação 04/08/2023 08h43

O vereador Aluísio Corbelini, representando a Câmara de Vereadores de Monte Belo do sul, esteve presente nas comemorações dos 60 anos da FETAG em Bento Gonçalves. O evento ocorreu na noite da quarta-feira, 19 de julho, no salão da Paróquia São Roque e contou com a presença de trabalhadores associados da federação de diversos locais do estado, entidades voltadas a vida do trabalhador rural, além de lideranças de diferentes setores.
O vereador na última Sessão Ordinária falou sobre sua participação no evento, durante a tribuna e destacou do interesse do poder público em lutar pela classe e pela permanência dos jovens no campo e parabenizou a entidade.
No total, foram 24 comemorações, em homenagem às 23 regionais, e a última será na Sede da Expoagro, em Rio Pardo. Bento Gonçalves foi a escolhida da região da Serra Gaúcha para celebrar uma das festas. Durante o evento, foram debatidos assuntos importantes, como a economia do agricultor e a permanência dos filhos nas terras da família.
Além disso, o momento foi de homenagear aqueles que participam da vida sindical há muitos anos, por isso, todos aqueles agricultores e agricultoras mais antigos de suas cidades receberam o troféu da FETAG. Entre os homenageados, estiveram Idacir Arlindo Galina e Ibramina Terezinha Giordani Pastorio, que não pode participar por motivos de saúde, representando o município de Bento.
Presidente da FETAG
O presidente da FETAG, Joel Carlos da Silva, falou sobre a necessidade e a importância de celebrar as seis décadas de existência da entidade. “Significa uma história de muita luta, conquistas na vida dos agricultores familiares do Rio Grande do Sul. Uma instituição que cresceu e que nasceu há 60 anos”, ressalta.
Ele também lembra que a agricultura familiar no país, antes do órgão, era bem diferente da que temos hoje em dia. “É só olhar para trás que se verá a importância, nunca se imaginava que a agricultura familiar seria o que é hoje. Se comparar o Rio Grande do Sul com outros estados, o nosso é acima em questão de desenvolvimento, os sindicatos se organizaram e trabalharam garantindo os resultados recebidos”, valoriza.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores de Familiares de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza Cedenir Postal, trouxe em sua fala o porquê de comemorar este momento. “É para coroar esses 60 anos de lutas e conquistas que os sindicatos e a FETAG tiveram. A federação são os sindicatos, são os agricultores, o conjunto de todos nós trabalhadores da agricultura que é tão grande e tão representativa. É a defesa dos agricultores e agricultoras familiares do estado”, revela.