Presidente da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul, vereadores e lideranças debatem sobre a estiagem

por Juliana Scaravonatti publicado 07/01/2022 18h44, última modificação 07/01/2022 18h44

Os prejuízos da estiagem e a necessidade urgente de medidas de auxílio aos agricultores do município foi tema da reunião que ocorreu na sede da Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul. A partir do levantamento que está sendo realizado pelos órgãos competentes, será definido se o município decretará situação de emergência. O encontro ocorreu no final da tarde da quinta-feira, 6 de janeiro, e contou com a participação do Conselho de Agricultura do Município, Presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul, Eder Angelo Zaffari, vereador Luciano Bombassaro, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silvio Cesca, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, Cedenir Postal e outras lideranças .
O Presidente do Legislativo e Presidente do conselho da agricultura Eder Angelo Zaffari , entende que a situação é delicada, e classifica a reunião como mais um passo para alinhavar ações a serem tomadas com o intuito de discutir a questão com os demais órgãos que estão também acompanhando a situação, para poder fazer algo que minimize a situação grave dos agricultores afetados pela estiagem.
Cedenir Postal, destacou sobre o encontro para debater sobre a situação. “Nós lamentamos toda a estiagem e vamos procurar situações imediatas, principalmente na questão da dessedentação humana e animal. A reunião foi válida, e é muito importante todas as entidades estarem envolvidas para procurar amenizar os problemas do nosso agricultor”.
O Secretário Obras e Meio Ambiente Silvio Cesca disse que tudo o que pode ser feito sobre as ações juntamente com os agricultores, está sendo feito. “Estou em contato direto com as famílias dos munícipes auxiliando no necessitarem”.
⚠️A falta de chuva vem causando danos na produção em várias regiões do Estado. Em algumas cidades, também há falta de água para consumo. Em razão disso, é preciso utilizar a água de maneira responsável, evitando o desperdício.
Há um pedido por parte dos deputados para encaminhar o pedido de audiência com o governador Eduardo Leite para a próxima segunda-feira, 10, com objetivo de sugerir ações emergenciais que minimizem os efeitos da estiagem no meio rural. As demandas também serão apresentadas à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que vem ao Estado na próxima semana.
🗣️ A audiência presidida pelo deputado Elton Weber reuniu integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, entidades e movimentos sociais. A estiagem é considerada a mais severa nos últimos 17 anos pela Emater, com prejuízos na produção de grãos, frutas, hortigranjeiros e leite.
✍️ As reivindicações elencadas pela Frente Parlamentar envolvem, em nível estadual, a liberação imediata de recursos do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural em convênios diretos com os municípios para abertura de poços, açudes, aquisição de reservatórios, dentre outras ações. Em nível federal, a medida mais urgente é a prorrogação de todos os financiamentos vencidos ou a vencer por 180 dias.
🚨 Principais reivindicações – Nível Estadual:
➡️ Anistia dos Programas Troca-Troca Milho;
➡️ Liberação imediata dos recursos do Programa Avançar Desenvolvimento Rural;
➡️ Edição de um decreto de emergência estadual
🚨 Principais reivindicações – Nível Federal
➡️ Prorrogação de dívidas do Pronaf Custeio e Investimento;