Parlamento Regional reúne-se em Caxias do Sul

por Juliana Scaravonatti publicado 18/06/2018 12h20, última modificação 18/06/2018 12h20
Assuntos como saúde, tratamento da água, viticultura e a região metropolitana foram debatidos no encontro

Representantes de nove cidades da Serra Gaúcha estiveram reunidos no Legislativo caxiense, na manhã da sexta-feira, 15 de junho, para o encontro mensal do Parlamento Regional. A Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul esteve representada pelo vereador presidente, Onecimo Pauleti (PMDB).
O principal assunto da reunião foi a situação financeira dos hospitais que atendem ao SUS na Serra Gaúcha. Nesse sentido foi deliberada a elaboração de um manifesto conjunto dos Legislativos, no qual será defendida a descentralização dos procedimentos cirúrgicos dos grandes hospitais de Caxias do Sul e Porto Alegre para as instituições de saúde das cidades do interior.
Além disso, outras pautas foram retomadas como o tratamento da água, viticultura e a região metropolitana. Foi levantada a situação do setor vitivinícola também tratada no II Fórum de Discussão do Setor, realizado no município de Monte Belo do Sul, no mês de abril. O presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul, Onécimo Pauletti (PMDB), levantou a questão do setor vitivinícola, em que o debate foi sobre a carga tributária ser relativamente alta e com isso facilitar a importação de vinhos. “Isso não é positivo para os municípios produtores de uva e vinho. Vinícolas da região importam a bebida, com impostos reduzidos, engarrafam e rotulam como se o produto fosse local”, explicou.
O mercado do alho e da cebola também foi levado a pauta, pela vereadora de São Marcos, Maria Ivana Miotto Polo (PMDB). Ela destacou que a alta da importação da planta, que é de origem chinesa, desvaloriza o agricultor. “Deveria ser escrito nos rótulos a origem dos produtos que chegam em nosso país, devemos fazer algo relacionado a isso”, afirmou.
E novamente o presidente de Nova Roma do Sul, Zelvir Anselmo Santi (PP), colocou em pauta a inclusão de mais municípios no projeto de região metropolitana da Serra Gaúcha.
Assim como o presidente da Câmara de Farroupilha, Tiago Brunet (PDT), levantou o problema constante com o tratamento de água no município. "Estamos nos auto contaminando, por se tratar de um encanamento antigo, precisamos de água tratada", explica.
Além disso, os representantes fizeram um balanço das ações do Parlamento Regional no primeiro semestre deste ano. Foram realizados manifestos, cartas abertas e fóruns setoriais.
Os vereadores de Caxias do Sul, Renato Oliveira (PCdoB) e Paula Ioris (PSDB), que presidem as comissões de Saúde e Meio Ambiente e Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência respectivamente, pautaram a necessidade da atenção regional à assistência financeira das instituições de saúde. Além disso, falaram sobre a importância de um trabalho conjunto para viabilizar salas de aula e pavilhões de trabalho para os apenados.
E para finalizar, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi (PSB) propôs que, em um próximo encontro do Parlamento Regional sejam convidados os pré-candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. A intenção é conhecer seus posicionamentos sobre a questão do ICMS e dos tributos sobre o vinho, além de debater sobre o funcionamento e a sustentação do abastecimento de água da Corsan.
Na visão do presidente do Parlamente Regional, Moisés Scussel Neto (presidente do Legislativo bento-gonçalvense – PSDB), em um ano e seis meses de atuação do grupo, já obtiveram várias conquistas. “O diálogo e a união dos presidentes e vereadores fez e faz a diferença, por meio disso podemos construir um futuro produtivo para a região. Devemos pensar no coletivo, na Serra Gaúcha e assim somarmos juntos”, destacou.
A próxima reunião do Parlamento Regional ocorrerá na Câmara Municipal de Farroupilha, no dia 11 de julho, a partir das 14h.