Parlamento Regional realiza reunião em Nova Prata

por Juliana Scaravonatti publicado 29/05/2018 17h16, última modificação 29/05/2018 17h16

Mais um encontro do Parlamento Regional ocorreu na quarta-feira, 16 de maio, na sede do Poder Legislativo Municipal de Nova Prata, e reuniu representantes de nove cidades da Região Metropolitana da Serra. O Presidente da Câmara de Monte Belo do Sul, Onecimo Pauleti (PMDB) esteve presente na reunião. Pauletti relatou sobre a entrega da carta aberta elaborada no Fórum de Debates da Cadeia Produtiva da Uva. O documento foi entrega a deputados estaduais, federais e senadores.
Entre os assuntos discutidos no encontro estiveram temas relacionados à BR-470, aos atendimentos nos hospitais da região, à região Metropolitana da Serra Gaúcha, à zona franca do vinho, entre outros.
Na oportunidade, o vereador Renato Oliveira, presidente do Legislativo de Caxias do Sul, falou sobre a audiência pública, que debaterá o tema "Situação financeira e assistência dos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde", realizada pela Câmara Municipal de Caxias do Sul em parceria com o Parlamento Regional. A audiência será realizada no dia 15 de junho, às 13h.
Outro assunto em pauta veio por parte do vereador Zelvir Anselmo Santi, presidente da Câmara de Nova Roma do Sul, que falou da inserção de mais municípios na Região Metropolitana da Serra, conforme apresenta a Lei Complementar Estadual nº 14.293/2013. A norma ainda depende de regulamentação por decreto do governo do estado.
A vereadora Mara Lourdes Guzzo, presidente de Veranópolis, levantou sua preocupação com o fechamento do posto da Receita Federal no seu município. Com isso, o presidente do parlamento, Scussel, relatou a importância de realizar um manifesto contrário ao fechamento para o responsável no município. Além de ter levantado também o tema sobre a conclusão da BR-470, que beneficia muitos municípios da região.
Na oportunidade, o superintendente regional da Corsan, Felipe Agostinho Caimi, e os gestores da companhia que representam as cidades de Antônio Prado, Bento, Garibaldi e Farroupilha, estiveram presentes na reunião a convite do Parlamento, para sanar as dúvidas dos presidentes sobre as demandas de cada município.
Também estiveram presentes no encontro, os presidentes da Câmara Municipal de São Marcos, vereadora Patrícia Camassola Tomé, de Cotiporã, vereadora Lenita Tomazi, de Garibaldi, vereador Moisés Nekel, de Nova Prata, vereador Clayton Rigo, de Nova Roma do Sul, vereador Zelvir Anselmo Santi e de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto.
A próxima reunião do Parlamento Regional será realizada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no dia 15 de junho.