Parlamento Regional presta homenagem a Onecimo Pauleti (in memoriam)

por Juliana Scaravonatti publicado 02/07/2021 14h40, última modificação 02/07/2021 14h40

O Parlamento Regional prestou homenagem ao seu Presidente Onecimo Pauleti ( in memoriam) com a oração do “ Pai Nosso” que faleceu dia 8 de junho, em decorrência de complicações causas pelo COVID-19. O parlamentar Gilmar Peruzzo de Nova Prata assumiu a Presidência do grupo, eleito vice-presidente em fevereiro deste ano.
A 4ª reunião do Parlamento Regional da Serra gaúcha ocorreu na quinta-feira (24/06), na Câmara Municipal de Garibaldi - Plenário Albano Schneider. O presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul, Luciano Bombassaro representa o encontro.
A atuação de Onecimo na entidade foi elogiada por Peruzzo. “(O presidente Onecimo) Vinha conduzindo muito bem o nosso Parlamento. Precisamos que esse trabalho continue e seja levado em frente. Por isso, é fundamental que as câmaras de vereadores da região possam estar representadas e participar ativamente desse Parlamento Regional, em que são discutidas pautas importantes da nossa região”, declarou.
No encontro deste mês, entre as principais pautas, estão o plano do governo do Estado do Rio Grande do Sul para a concessão de rodovias estaduais, com foco nas praças de pedágio da região da Serra, e discussão sobre a lei complementar 173/2020, que estabeleceu o Programa Federativo de enfrentamento à Covid-19. Além disso, os parlamentares irão analisar o documento sobre o futuro estatuto da entidade. O presidente da Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra), Elton Paulo Gialdi, também participará do encontro.
Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, o vereador Rafael Bueno/PDT falará sobre a importância de os municípios se engajarem na entrega de recursos para o término das obras do Hospital Geral (HG). As melhorias colocarão mais 118 leitos à disposição de moradores de 49 municípios da região, abrangendo mais de um milhão de habitantes.
Atualmente, 24 municípios da Serra Gaúcha fazem parte do Parlamento Regional, que procura unir esforços em busca de avanços para a região, além de valorizar a atividade parlamentar. Devido à pandemia de covid-19, o encontro será fechado ao público.
Os municípios que integram o grupo são: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Araçá, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis e Salvador do Sul.