Parlamento Regional discute II Fórum de Debate do Setor Vitivinícola

por Juliana Scaravonatti publicado 16/03/2018 10h45, última modificação 16/03/2018 11h00

Oito representantes de câmaras municipais da Serra Gaúcha estiveram, na tarde da terça-feira, 13 de março, em São Marcos, para a segunda reunião do Parlamento Regional de 2018. O vereador Onecimo Pauleti (PMDB) participou do encontro em nome do Legislativo de Monte Belo do Sul. Entre os assuntos tratados, o II Fórum de Debate sobre o Setor Vitivinícola, que acontece no dia 06 de abril, no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Pedro Migliorini, em Monte Belo do Sul, às 13h com objetivo de retomar as atividades propostas na primeira edição do fórum realizado em 13/11/15 e novas sugestões como manter o jovem no campo, bem como levantar as dificuldades do setor e buscar formas de solidificar o vinho nacional no mercado.

O Presidente da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, vereador Onecimo Pauleti, destacou que “Nossa missão é fortalecer a cadeia produtiva da uva, do vinho e derivados, buscando alternativas para melhorar a competitividade dos produtos vinícolas brasileiros nos mercados interno e externo, além de fazer com que os jovens continuem no campo” completou.

Outra pauta foi o projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional e que trata da instituição da Zona Franca do Vale dos Vinhedos. A matéria inicial reúne os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. Apresentada pelo deputado federal João Derly/Rede, a proposição está gerando debate nas câmaras da região, uma vez que outros municípios também manifestaram vontade de participar do movimento. A deliberação para a pauta foi a redação de um manifesto do Parlamento Regional pedindo a inclusão de outras cidades, por meio de emenda ao projeto, além de convidar Derly para participar de uma reunião do grupo.

Outra pauta trazida à tona pelo Legislativo de São Marcos foi a falta de professores na Rede Estadual de Ensino. A 4ª Coordenadoria Regional De Educação (CRE) enfrenta deficit de nomeações. A preocupação apresentada é a burocracia no processo de contratação emergencial de docentes. Ainda foi abordado a falta de abastecimento de água nos municípios. De acordo com o presidente do Parlamento Regional, vereador Moisés Scussel/PSDB, de Bento Gonçalves, será sugerida ao grupo uma inserção propositiva de todos os legislativos junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A reflexão se deu a partir do resultado das amostras de água dos rios e seus afluentes, onde foram identificados indícios de poluição por agrotóxicos.

Os presidentes que participaram da reunião foram de Garibaldi, Moisés Nekel (PMDB), de Nova Prata, Clayton Rigo (PDT), de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto (PSDB), de Nova Roma do Sul, Zelvir Anselmo Santi (PP), de São Marcos, Patrícia Camassola Tomé (PMDB) e representando Caxias do Sul, o vereador Alceu Thomé (PTB) e Farroupilha, o vereador Tiago Ilha (PRB).

A próxima reunião da comissão está marcada para 06 de abril, em Monte Belo do Sul, às 10h.