Outubro Rosa - Um mês para lembrar, um mês para agir!

por Juliana Scaravonatti publicado 05/10/2023 06h25, última modificação 15/10/2023 13h30
O Outubro Rosa está aqui para nos lembrar da importância da prevenção e do autocuidado, além de fornecer informações essenciais na luta contra o câncer de mama. Não esqueça do autoexame. Esse é o tipo de tumor mais comum para mulheres, sendo também o que provoca o maior número de óbitos entre elas. Em 2023, mais de 73 mil casos devem ser confirmados, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O diagnóstico precoce vale para todos. Quanto antes descoberto, mais cedo se inicia o tratamento e melhor são as chances de sucesso. Se cuidar é um ato de amor. Junte-se a nós nesta causa.

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. O objetivo da campanha é alertar a população para a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce. No Brasil, a campanha conscientiza também sobre o câncer de colo uterino, a terceira neoplasia mais incidente na população feminina brasileira, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além de hábitos de vida saudáveis, a prevenção é feita por meio dos exames periódicos de mamografia, para o câncer de mama, e Papanicolau, para o câncer de colo de útero. A Lei 11.664, de 2008, dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção e o tratamento desses cânceres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Senado