Onécimo Pauleti, de Monte Belo do Sul é o novo Presidente do Parlamento Regional

por Juliana Scaravonatti publicado 13/02/2021 17h24, última modificação 13/02/2021 17h24
Vereador Gilmar Peruzzo, de Nova Prata será o vice, e o vereador Velocino Uez, presidente da Câmara caxiense será o secretário do Parlamento Regional

Ocorreu na tarde da quinta-feira, 11 de fevereiro, a primeira reunião do Parlamento Regional na sede do Legislativo caxiense. O vereador Onecimo Pauleti, de Monte Belo do Sul foi eleito presidente do Parlamento Regional em 2021. Também foram eleitos Gilmar Peruzzo, de Nova Prata, como vice, e o vereador Velocino Uez, presidente da Câmara caxiense, como secretário do Parlamento Regional.
Segundo Onecimo Pauleti, a união dos municípios ajuda a região a ter mais oportunidades de crescimento e força. “Se não trabalhamos em conjunto, não conseguiremos nada e o Parlamento é uma grande ferramenta para encaminhar as demandas da Serra e termos voz”, disse.
O mandato de presidente do Parlamento Regional tem duração de um ano e as reuniões são mensais, em municípios alternados. A próxima encontro está marcada para o dia 11 de março, em Monte Belo do Sul.
O encontro entre presidentes de Câmaras Municipais ocorre desde 2017 e tem como objetivo debater de forma conjunta a região serrana. Treze dos 24 municípios estiveram representados durante a reunião, os parlamentos: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Prata, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis.
Nos últimos quatro anos, o grupo de parlamentares debateu a região metropolitana da Serra, a nova regulamentação do ISS; através de audiências: políticas públicas para agricultura; melhor infraestrutura rodoviária e, em 2018 proporcionou o debate de candidatos ao governo do Estado.

Integram o Parlamento Regional:
André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Araçá, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis e Salvador do Sul.