Monte Belo do Sul participara do encontro do Parlamento Regional de São Marcos

por Juliana Scaravonatti publicado 05/10/2021 09h06, última modificação 05/10/2021 09h06

O Presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul, Luciano Bombassaro participou da reunião do Parlamento Regional do mês de setembro realizada em São Marcos, na quinta-feira (30) e teve como pauta principal a Privatização da Corsan.
Estiveram representando o município o Presidente do Legislativo São-Marquense, Antônio Luiz Brochetto, que compôs a mesa junto com o Presidente do Parlamento Gilmar Peruzzo, de Nova Prata e o Prefeito de São Marcos, Evandro Carlos Kuwer.
O presidente do SINDIÁGUA/RS, Arilson Wünsch, foi convidado para explanar no encontro que teve o objetivo de esclarecer aos parlamentares sobre as consequências de uma possível privatização da Corsan, e discutir a respeito dos aditivos contratuais entre governo do estado e municípios, necessários após aprovação do PL que autoriza a privatização da estatal.
Arilson destacou que os municípios superavitários serão os mais procurados, pois são as maiores cidades. “O nosso maior objetivo nesse trabalho é mostrar para os municípios grandes que eles não podem aderir a esse aditivo, propondo diálogo e levando informação”, destaca o presidente.
O Presidente do Sindiágua-RS, Arilson Wünsch, apresentou argumentos defendendo que a Corsan não é deficitária e pode cumprir as metas de melhorias exigidas pelo marco regulatório. Salientou as perdas que a população poderá sentir caso a entidade passe para o setor privado, como o aumento da tarifa e a queda na qualidade do serviço, por exemplo.
Além disso, os vereadores receberam um convite da Assessoria de Desenvolvimento Regional da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da professora Maria do Carmo Quissini, para participar do I Fórum sobre Aceleração Municipal à Inovação e Empreendedorismo, que deve acontecer no dia 23 de novembro. O objetivo desse evento é discutir a elaboração, aperfeiçoamento e aplicabilidade da legislação municipal que envolve ecossistemas de inovação e propiciar a discussão ampliada do tema.
O encontro entre presidentes de Câmaras Municipais ocorre desde 2017 e tem como objetivo debater de forma conjunta a região serrana. Nove dos 24 municípios estiveram representados durante a reunião, os parlamentos: Antônio Prado, Flores da Cunha, Feliz, Monte Belo do Sul, São Marcos, Nova Prata, Nova Bassano, Carlos Barbossa e Gabijú.
O mandato de presidente do Parlamento Regional tem duração de um ano e as reuniões são mensais, em municípios alternados. A próxima encontro está marcada para o dia 11 de novembro, em Nova Prata.