Monte Belo do Sul, 32 anos de história

por Juliana Scaravonatti publicado 20/03/2024 10h35, última modificação 20/03/2024 10h39

Hoje é aniversário de 32 anos de Emancipação Política de Monte Belo do Sul, cidade que prospera por ter um povo trabalhador e honesto.
No dia 20 de março de 1992, no palácio do Piratini, em Porto Alegre, o então governador do estado do Rio Grande do Sul, Alceu Collares assinou a Lei Nº 9564. A partir desta, foi oficializada a emancipação de Monte Belo do Sul em relação a Bento Gonçalves.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
Art. 1º É criado o município de Monte Belo do Sul, constituído por parte do distrito de Monte Belo e pequena parte do distrito de Faria Lemos, pertencentes ao município de Bento Gonçalves.” Foi escrito na data.
Desde então, ao longo das três décadas, o município passou a desenvolver-se em todos os âmbitos possíveis, principalmente no turismo. Em meio a um mundo veloz e agitado, a cidade se mantém calma. A arquitetura antiga remete às construções europeias vistas nas cidades do velho continente. Alguns prédios, inclusive, datam de mais de um século desde sua construção. Por estes e outros fatores, Monte Belo do Sul atrai os olhares de turistas, investidores e outras pessoas.
Conforme as informações da gestão municipal, Monte Belo do Sul está estruturada de forma organizada e atualmente conta com escolas equipadas, sociedades esportivas e culturais, agências bancárias, posto de combustíveis, hotel, cartório, casas de comércio (lojas, mercados, farmácias, restaurantes, varejo de vinhos) e indústrias. A administração municipal se dá através da Prefeitura Municipal, instalada em prédio histórico datado de 1906, que abrigou a antiga Escola Sagrada Família da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A saúde pública municipal é atendida através dos serviços da Unidade Básica de Saúde.
Todas as transformações e mudanças foram acompanhadas pela população. Contudo, uma pessoa que, desde a emancipação, esteve ligada às decisões e outros pontos importantes para desenvolvimento municipal foi o atual prefeito Adenir Dallé. Ele, nas primeiras eleições, foi vereador, depois vice-prefeito e, em 2022 está cumprindo seu quarto mandato como prefeito.
Quem também acompanhou o desenvolvimento de Monte Belo do Sul foram os vereadores da Casa, vários deles empreendedores e agricultores.
Parabéns a todos montebelense que tem orgulho desse lugar. 💙