Educação: Monte Belo do Sul conquista a melhor nota da região no índice SAERS

por Juliana Scaravonatti publicado 19/09/2023 18h08, última modificação 19/09/2023 18h08
Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) tem como base o desempenho de 336.467 alunos dos ensinos Fundamental e Médio Municipal de Educação do Rio Grande do Sul

O Governo do Estado, divulgou os resultados das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) que mede o conhecimento de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática. Os números revelam que os alunos dos municípios mais populosos não apresentaram bons resultados. Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Monte Belo do Sul, realizada na noite da terça-feira, 05/09, a Secretária de Educação Tania Maria Vivan Razador em sua fala na tribuna comentou sobre o índice de aprovação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado (Saers) de 2022. O município de Monte Belo do Sul alcançou o percentual de 98,10, atingindo a 15ª posição no ranking estadual que incluem os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
A prova foi aplicada em outubro de 2022 para os alunos do segundo, quinto e nono ano do Ensino Fundamental, em turmas com mais de 15 alunos matriculados. O conteúdo da prova incluiu língua portuguesa, matemática e fluência leitura (apenas para o segundo ano).
Além de avaliar a qualidade da educação e projetar políticas públicas, nestes dados, constam os principais indicadores educacionais que compõem o Índice Municipal de Educação do RS (Imers). Esse índice é um dos elementos definidores da parcela da Participação do Rateio da Cota Parte da Educação (PRE), do Índice de Participação dos Municípios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Dessa forma, aqueles que tiverem o melhor desempenho ficarão com um percentual maior do imposto.
Segundo a secretária municipal de Educação Tania Maria Vivan Razador, os dados obtidos pela rede municipal de ensino confirmam o olhar a municipalidade com os rumos do planejamento pedagógico, no âmbito docente e discente, com propostas e projetos que trabalhem metodologias ativas e que buscam a participação das famílias na escola. “
O objetivo do SAERS é realizar a avaliação externa da Educação Básica no estado, que deverá ser aplicada anualmente pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Além da aplicação de testes de proficiência em todas as escolas das redes públicas estaduais e municipais, deverá ser promovido também um trabalho continuado de formações e acompanhamento pedagógico do sistema.

Índice Municipal da Educação do RS servirá de base para a distribuição do ICMS em 2024
Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS): 74.77759,
Posição no ranking: 15°