Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

por Juliana Scaravonatti publicado 12/11/2023 09h04, última modificação 12/11/2023 09h04

Cuidar da saúde auditiva é essencial para manter a qualidade de vida em dia. Afinal, a audição é um dos sentidos mais importantes do ser humano, e fundamental para nos conectarmos com o mundo.
Para reforçar a importância dos cuidados com a audição, no dia 10 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.
No Brasil, a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência auditiva. E a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva.
Conforme o Ministério da Sáude, à população brasileira tem aproximadamente, 5,8 milhões de pessoas com algum grau de surdez. Vários fatores podem provocar surdez, desde os congênitos até os eventuais.
Nesse dia em especial, lembramos que a conscientização, é a melhor forma de prevenir surdez irreversível. Exames simples, podem ajudar a detectar eventos de perda auditiva e até retardar, muitos prognósticos de surdez.