Com evento internacional de bikes, Bento Gonçalves se prepara para receber centenas de ciclistas, Presidente do Legislativo e Prefeito de Monte Belo do Sul participaram da abertura oficial do maior evento de ciclismo amador do mundo

por Juliana Scaravonatti publicado 16/10/2022 21h55, última modificação 16/10/2022 22h24
Evento ocorreu na manhã sexta-feira em Bento Gonçalves. Etapa brasileira do GranFondo New York - GFNY terá Bento como sede e percorrerá ainda outros cinco municípios da Serra

O Presidente do Legislativo de Monte Belo do Sul Eder Angelo Zaffari, juntamente com o Prefeito Municipal Adenir José Dallé participaram da abertura oficial do maior evento de ciclismo amador do mundo, em evento que ocorreu na manhã da sexta-feira, 14, durante a abertura oficial do Gran Fondo New York (GFNY) Bento Gonçalves, que terá trajeto em Monte Belo do Sul.
Na etapa nacional, cerca de 800 ciclistas de diferentes países irão percorrer estradas de chão, vias pavimentadas e algumas das mais belas paisagens da região - incluindo os parreirais do Vale dos Vinhedos
Durante a manifestação o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé disse "Esse é um evento que certamente ajuda a fomentar o turismo da região. Nós, enquanto município, decidimos investir forte no turismo e entendemos que esse setor tem tudo para se desenvolver cada vez mais. Recebemos uma região muito rica em belezas naturais e culturais, por isso a chegada do”
Para o Presidente da Câmara de Vereadores, Eder Angelo Zaffari “É uma honra recebermos o GFNY em nossa região, ficamos felizes por terem escolhido a Serra Gaúcha e ainda mais Monte Belo do Sul. Será um momento memorável para todos os municípios envolvidos"

GFNY encerra programação e premia campeões
Única etapa da principal maratona de ciclismo amador do mundo no Brasil ocorreu neste domingo (16) e consagrou Alex Ferreira de Melo e Érika Soares como os grandes vencedores do percurso longo da prova. Feira realizada de forma paralela reuniu expositores e apresentou tendências do universo esportivo
Cerca de 800 ciclistas tiveram a oportunidade de pedalar por seis cidades da Serra Gaúcha, em trajetos de 143 km e 80 km que passaram pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha – além da cidade sede.
Representante da equipe Maxel Cycling Team, de Ijuí-RS, Melo, hoje com 28 anos, pedala de forma profissional há seis. "A organização da prova foi perfeita, impecável. Fico feliz pelo ciclismo brasileiro estar voltando a um grande momento, pois não temos tantas provas desse nível no país. A mudança do tempo e a serra final, com 12km de subida, certamente foram os aspectos mais desafiadores do trajeto", conta.
Já Érika faz parte da equipe da LuluFive Team, de São Paulo, e pedala, para performance, desde 2017 na elite feminina. Essa foi a primeira vez dela na região, mas não no GFNY – já que havia participado na edição de Nova York. "Gosto muito de provas no formato GranFondo e acredito que o percurso me favoreceu bastante, pois consegui encaixar técnicas que vinha treinando. Quero destacar, como ponto alto da prova, a hidratação, que pôde ser feita pelos atletas sem necessidade de parar. Além, é claro, do percurso incrível e super bem organizado. Pretendo participar da próxima edição em Bento Gonçalves, pois a cidade é maravilhosa e o percurso fantástico. Me senti na Europa pelas paisagens e cidades acolhedoras", enaltece.
Embora não entre na modalidade competitiva, quem percorreu a versão média (de 80km) também foi coroado com premiações de reconhecimento. O mais rápido desse percurso foi Amarildo Ferreira, do Rio de Janeiro. Aos 47 anos, pratica ciclismo há 29, de forma profissional.

Feira mostrou potencial do esporte aliado ao turismo
Os resultados completos, com o tempo e classificação dos atletas, estarão disponíveis em bento.gfny.com/

Drive das fotos selecionadas (crédito Diego Amaral, Click Esporte RS)

Drive das entrevistas:

Drive com algumas imagens/vídeo (crédito Drone-e Imagens Aéreas Nino Bellini)