Câmara prestigia reunião do Parlamento da Serra Gaúcha

por Juliana Scaravonatti publicado 18/09/2023 16h25, última modificação 19/09/2023 09h43
Tributação do vinho é tema de encontro regional, em Flores da Cunha
Câmara prestigia reunião do Parlamento da Serra Gaúcha

Ana Maria Somensi Bruschi e Marinez Berselli Zanchet representaram a Câmara de Vereadores Foto: Marlove Perin

A Câmara de Monte Belo do Sul acompanhou, na quinta-feira, dia 25 de agosto, a Reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha no Legislativo de Flores da Cunha. O encontro iniciou com a pauta sobre a Tributação do Vinho, tema de grande importância para a maioria das cidades da região, tendo em vista que a agricultura e a vitivinicultura influenciam diretamente na economia local. O legislativo montebelense esteve representado pela vereadora Marinez Berselli Zanchet (MDB) e Ana Maria Somensi Bruschi (MDB).
No encontro realizado na Câmara, também estiveram presentes vereadores de Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Veranópolis, Farroupilha, Antônio Prado, Nova Prata, Fagundes Varela, Guabijú, São Marcos, São Valentin do Sul e Caxias do Sul. Além de representantes de entidades como Marcelo Costa (Centro Empresarial), Eumar Viapiana (Altos Montes), Luciano Rebelatto (Consevitis), Daniel Panizzi (UVIBRA). Ricardo Molardi (AGAVI), Ricardo Pagno (Sindicato dos Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua) e
Deunir Argenta (empresário do setor vinícola). O deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) iniciou as discussões, enfatizando a tributação excessiva do vinho. Ele apresentou projetos para reclassificar o vinho como alimento e destacou desafios da tributação seletiva.
Eduardo Piaia, diretor executivo da Consevitis, e Marcelo Costa, diretor do Centro Empresarial de Flores da Cunha, trouxeram insights sobre projetos e desafios tributários no setor vinícola, visando impulsionar a indústria.
Ao final, os parlamentares decidiram protocolar e votar Moções de Apoio aos projetos que tramitam na Assembleia, na Câmara dos Deputados e no Senado e, por meio do Parlamento, serão enviadas à Assembleia.
A próxima reunião do Parlamento Regional será em Nova Prata, no dia 05 de outubro, e pautará a criação de uma Universidade Federal na Serra Gaúcha.