Câmara participa da abertura da Tecnovitis

por Juliana Scaravonatti publicado 12/12/2017 15h30, última modificação 12/12/2017 15h30

A segunda edição da Feira de Tecnologia para a Viticultura - Tecnovitis, em Bento Gonçalves, debateu na última sexta-feira, 08, a necessidade de implantação de parâmetros de produção de qualidade e remuneração adequadas para comercialização da uva e do vinho.

Proposta pelas Frentes Parlamentares de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o encontro reuniu cerca de 150 produtores rurais, profissionais da área, parlamentares e dirigentes de entidades representativas do setor vitivinícola da região.

O Poder Legislativo de Monte Belo do Sul marcou presença por meio de seu presidente vereador Nilso Cavaleri (PDT) dos vereadores Onecimo Pauleti (PMDB), Adair Cecconi (PTB) e Noberto Possamai (PTB).

As entidades e as frentes participantes da audiência formularam uma carta elencando os principais temas debatidos, considerados de grande relevância atual para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Entre os tópicos do documento (em anexo) constam a remuneração ao viticultor adequada à qualidade da uva entregue, fomento à utilização de tecnologia para produção de matéria-prima e produtos derivados da uva, suporte à pesquisa de clones de variedades que compõem a base produtiva regional, financiamento (antigo Empréstimos do Governo Federal - EGF) com juros controlados, preço mínimo da uva condizente aos custos de produção, qualificação da gestão das propriedades rurais, implantação do Modervitis e ampliação de recursos para projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). 

Durante o evento foi assinado o Termo de Intenções entre o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), com a presença do assessor Sergio Flores de Albuquerque, representando o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e o Ibravin, representado pelo presidente, Dirceu Scottá, para a promoção do enoturismo nas ações e eventos internacionais nos países de interesse comercial para o Brasil.

Tecnovitis

Com o intuito de capacitar produtores e profissionais ligados à cadeia produtiva da uva e vinho, a Tecnovitis que ocorreu entre os dias 6 e 8 de dezembro, contou com uma variada exposição de produtos e serviços, demonstrações técnicas a campo, novos moldes de cultivo, modernização e mecanização de processos, inovação tecnológica e, sobretudo, foco na qualidade das castas cultivadas no país.