Sessão Solene de Inauguração do Memorial Emancipatório Primo Agosto Consoli

por Juliana Scaravonatti publicado 19/11/2022 08h35, última modificação 19/11/2022 08h36

A lembrança da longa caminhada de Primo Agosto Consoli em frente Emancipação do município de Monte Belo do Sul, marcou na quinta-feira dia 17, a Inauguração do Memorial Emancipatório Primo Agosto Consoli
O Projeto de Resolução n°. 003/2022, de autoria desta Casa, teve iniciativa da vereadora Nádia Elizabet Faccin Faé e do vereador Éder Ângelo Zaffari. “A inauguração do Memorial Emancipatório Primo Agosto Consoli é uma iniciativa a qual se pretendeu preservar, cuidar da história e zelar pela cultura ressaltando a importância da valorização de todos aqueles que deixaram um legado para a Emancipação do município de Monte Belo do Sul. Fico muito feliz em participar de um momento que valoriza nossa história”, completa Nádia Elizabet Faccin Faé.

Preservação da história
Primo Agosto Consoli, filho de Venâncio Consoli e Giacomina Dendena Consoli, nasceu em 01/08/1930. Durante sua trajetória exerceu a profissão de empresário, sócio da empresa de esquadrias e carrocerias Consoli & Marin. Além de gestor, Primo Agosto Consoli exerceu quatro mandatos de Vereador em Bento Gonçalves: 1973 - 1976 (Titular); 1977 - 1982 (Titular);1989 - 1992 (Titular);1997 - 2000 (Suplente).
Junto ao Poder Público nas décadas de 70 e 80, Primo buscou obras de desenvolvimento do então Distrito de Monte Belo e de suas comunidades. Como exemplo, o acesso à telefonia DDD e a construção da ERS-444, entre outras. Primo também foi Presidente do Clube 24 de Maio, e incentivador do esporte amador. Além disso, participou de inúmeras inaugurações de Escolas, Igrejas, Salões Comunitários. Diante da longa caminhada, Primo foi o Presidente da Comissão de Emancipação do Município de Monte Belo do sul em seu terceiro mandato como Vereador. Tomou a frente e trilhou a caminhada emancipatória do município. Devido sua trajetória e dos demais membros, hoje pode-se comemorar com orgulho o trigésimo ano emancipatório de Monte Belo do Sul.
A Sessão teve transmissão ao foi ao vivo pelo canal da Câmara na página do na página do facebook.com/camarambs, aos interessados em rever a Sessão Solene.