Câmara Municipal de Vereadores de Monte Belo do Sul devolve mais de R$ 500 mil de seu orçamento à Prefeitura

por Juliana Scaravonatti publicado 15/02/2023 11h16, última modificação 15/02/2023 11h16

A Câmara Municipal de Vereadores de Monte Belo do Sul devolveu a Prefeitura R$ 574.419,11 mil reais de seu orçamento de 2022, recebido do Poder Executivo, de um total de RS 1.133.000,00. Maior devolução já realizada pelo Poder Legislativo da história do município. O valor gasto em 2022 representa 51,68% do valor recebido. A comunicação foi feita pelo ex Presidente da Câmara, vereador Eder Angelo Zaffari, ao Prefeito Adenir José Dallé que agradeceu aos vereadores de todas as bancadas pela iniciativa, salientando que a atitude beneficia a população montebelense.
Conforme Eder Angelo Zaffari a devolução dos recursos foi possível graças a economia feita pela Casa, proveniente de recursos transferidos pelo Executivo, que são os chamados duodécimos. Quando este valor não é gasto, por lei, as Câmaras são obrigadas a devolver o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor, caso julgue necessário. Cabe então a Presidência de cada Câmara definir quanto será gasto pela instituição. Nessa devolução, por exemplo, foi optado por poupar gastos do Legislativo e devolver o dinheiro para que a população seja beneficiada.
O vereador Eder Angelo Zaffari, juntamente com os demais Vereadores sugerem que os recursos repassados pela Câmara ao Executivo sejam destinados para pavimentação asfáltica. "O investimento em pavimentação ajuda muito no escoamento da produção, facilitando e melhorando as condições de trafegabilidade em benefício da população, por isso focamos no repasse para a pavimentação asfáltica" explica o vereador Eder Angelo Zaffari.