Câmara Monte Belo do Sul participa de reunião do Parlamento Regional

por Juliana Scaravonatti publicado 02/07/2019 09h15, última modificação 02/07/2019 16h52

A Câmara Municipal de Monte Belo do Sul, por meio de seu presidente vereador Nilso Cavaleri, participou na manhã da sexta-feira (28), da reunião do Parlamento Regional, que ocorreu no Legislativo de Caxias do Sul.
Entre os assuntos debatidos: segurança pública, implantações da Delegacia da Mulher em Farroupilha e da Delegacia do Idoso em Caxias do Sul, que estarão em um manifesto a ser enviado ao secretário estadual do setor. Outra pauta foi suporte à instituição da Zona Franca da Uva e do Vinho e à criação de um Programa de Apoio ao Jovem Agricultor. Na área da educação, com o fechamento de bibliotecas pelo governo do Estado e a falta de professores nas escolas, também foi discutida.
As pautas abordadas nas reuniões tem como objetivo de buscar soluções, para construímos os ofícios e mostramos a força do Parlamento Regional", salientou Nilso Cavaleri.
A integração de Delegacia Especial de Proteção ao Idoso, sugerida pelo vereador Felipe Gremelmaier, que explicou que a DP do Idoso de Caxias do Sul poderá ser referência regional. No Rio Grande do Sul, apenas Porto Alegre e Santa Maria contam com esse tipo de repartição policial, importante para combater crimes contra idosos, como maus-tratos e golpes financeiros, cada vez mais comuns.
A Zona Franca da Uva e do Vinho e à criação de um Programa de Apoio ao Jovem Agricultor, foi sugerida pelo vereador Gustavo Toigo. “É preciso buscar alternativas para manter os jovens no campo, e isso não compete apenas às famílias. Esse Programa poderá ajudar no acesso a financiamentos, qualificando a produção. Para permanecer na zona rural, o jovem precisa de êxito econômico e realização sócio profissional”, defende Gustavo Toigo.
O assunto educação, foi abordado pelo Presidente da Câmara Municipal de Nova Pádua, Vereador Danrlei Pilatti. Ele falou sobre fechamento de bibliotecas pelo governo do Estado e a falta de professores nas escolas e sugeriu uma reunião no próximo encontro do Parlamento.
Estiveram na reunião representantes de Antônio Prado, André da Rocha, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e São Marcos.  A próxima reunião está marcada para o dia 19 de julho, às 14h, na Câmara de Nova Pádua.