Bento Gonçalves discute a Zona Franca da Uva e do Vinho

por Juliana Scaravonatti publicado 12/07/2018 12h55, última modificação 12/07/2018 13h08

Prefeitos, vereadores, representantes de 16 cidades da região e entidades ligadas ao setor vitivinícola se reuniram em Bento Gonçalves na última sexta-feira, dia 6, para debater a implementação da Zona Franca da Uva e do Vinho. O município de Monte Belo do Sul esteve representando pelo presidente da Câmara de Vereadores Onecimo Pauleti (PMDB), vice-presidente Nilso Cavaleri (PDT) e Prefeito Municipal Adenir José Dallé (PMDB). O projeto de lei (9045/2017) é iniciativa do deputado federal João Derly (REDE-RS) e da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara Federal que trouxeram, para a Serra Gaúcha, os debates que já vêm acontecendo no Congresso Nacional.
A intenção do projeto é desenvolver a vitivinicultura local e o enoturismo na região, além da natural e necessária geração de empregos. Para tanto, ele pretende enfrentar o problema da elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola e que gera uma concorrência desleal, principalmente com produtos de fora do Brasil. Por ano, segundo a Aprovale, mais de 400 mil turistas visitam o Vale dos Vinhedos, mas o potencial é muito maior.
O deputado João Derly iniciou os debates fazendo uma apresentação inicial do projeto de lei e seu andamento até o momento: "A ideia foi concebida aqui na região e levada, por mim, ao presidente da Câmara dos Deputados que interessou-se por ele. A partir disso conseguimos escrevê-lo e, desde então, realizamos reuniões em Farroupilha, Caxias do Sul e agora em Bento Gonçalves angariando apoios e sugestões de entidades, empresários, autoridades, produtores e da população para possamos viabilizá-lo. A pequena isenção de impostos que a Zona Franca propõe será revertida com muitos empregos gerados a partir da vinda de investimentos e crescimento de diversos setores da cadeia do enoturismo como hotelaria, gastronomia e comércio", explanou o parlamentar.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, conclamou a união de toda a região na busca da aprovação: "A união de forças para a conquista de um objetivo que é tornar o projeto do deputado João Derly uma realidade é lutar pelo desenvolvimento socieoconômico das nossas cidades. São vários setores como hoteleiro, gastronômico, comercial e de urbanismo que sairão beneficados" e lembrou: "Apenas 1 em cada 10 garrafas de vinho consumidas no Brasil é de vinho produzido aqui e isso não se deve qualidade superior do vinho importado, já que o nosso também é muito bom, mas pela brutal diferença tributária que deve ser enfrentada", encerrou.
A representante da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) Deborah Villas-Bôas Dadalt é uma das idealizadoras da iniciativa e elencou: "O primeiro passo é construir pontes, integrando todos setores. Por que o governo perde em arrecadação em um ponto, ganhará com o desenvolvimento de todo o resto da cadeia do enoturismo. A arrecadação sobre o vinho, ressalto, é pequena, mas os ganhos a partir dessa isenção serão enormes. Trazendo investimentos nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, varejo e, claro, do produtor. Tudo isso gerando muitos empregos", ressaltou.
O prefeito de Garibaldi foi categórico ao defender o projeto: "Não vamos perder a arrecadação, vamos ganhar. A isenção será ínfima perto dos ganhos que todos os outros setores renderão. Eu vejo isso (projeto da Zona Franca da Uva e do Vinho) como uma grande cartada da região. Por isso contem com o apoio integral de Garibaldi nessa busca", disse.
Estiveram presentes, além dos citados, os prefeitos de Monte Belo e Santa Teresa, o diretor comercial da Ibravin Diego Bertolini, a diretora executiva do Segh Marcia Ferronato. Vereadores de diversas cidades da região, secretários municipais e representantes da sociedada civil.
A Zona Franca inicialmente começaria pelo Vale dos Vinhedos, se estenderia para as demais cidades contempladas. Os 23 municípios beneficiados são: Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis e Vila Flores.