Apresentado estudo acadêmico sobre a paisagem e restauros em Monte Belo do Sul

por Juliana Scaravonatti publicado 01/07/2019 14h28, última modificação 01/07/2019 14h28

O Presidente da Câmara Municipal de Monte Belo do sul, vereador Nilso Cavaleri participou na segunda-feira, dia 24, no auditório da Unidade Básica de Saúde do município de um estudo de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS - Universidade de Caxias do Sul sobre a paisagem e restauros na localidade. Estiverem presentes o secretário de Cultura e Turismo, Álvaro Manzoni Saúde, a Secretaria de Ação Social Ana Maria Somensi Bruschi, representantes da comunidade e integrantes de entidades. O material foi apresentado pelos estudantes e trata-se de uma ação que teve início ainda em março deste ano, com a mobilização de estudantes e coordenação de professores, que culminou com um levantamento, medições e notificações até chegar em uma proposta de restauração em estruturas do município.
Para Nilso Cavaleri é importante incentivar as ações municipais na preservação de seu patrimônio cultural. Monte Belo é uma cidade privilegiada e cultiva as raízes da imigração italiana.
A professora Terezinha de Oliveira Buchebuan, uma das participantes deste projeto, comentou da recepção e interesse do Poder Público em desenvolver a proposta. “Agora a própria sociedade civil com órgãos públicos está com um material para elaboração de um plano de atuação futuro com intervenções nestas edificações”, comentou.
Álvaro Manzoni explica que “ É muito importante a conservação do nosso patrimônio edificado, porque traduz nosso respeito às pessoas que o construíram e este trabalho, o qual queremos agradecer imensamente as professoras e alunos da Universidade e Caxias do Sul envolvidos, vem colaborar imensamente no sentido de alertar a respeito da riqueza que temos em termos de patrimônio material, bem como sensibilizar os moradores que possuem imóveis históricos que os preserve. Este estudo certamente auxiliará e dará suporte à Comunidade afim de que possa estar ciente que a cultura deve ter atenção especial, bem como podemos dar bons usos às construções podendo com isto agregar renda às famílias fortalecendo a cadeia do turismo local”.
Foto: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo